Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de março de 2020

É preciso que a alíquota patronal do PREVI seja maior do que a contribuição do servidor



Conforme este sindicato vem acompanhando quanto às transmissões feitas pelo canal do YouTube da Câmara Municipal, entrou no Expediente da sessão de 12/03 o projeto de lei capeado pela Mensagem n.º 03/2020, propondo a fixação das alíquotas previdenciárias dos servidores públicos municipais.

Durante aquela sessão, a partir dos dos 34 minutos de gravação (clique AQUI para assistir), o presidente da Câmara, acertadamente, informou aos demais vereadores acerca do limite mínimo da alíquota patronal que, como dispõe na legislação federal, não pode jamais ser inferior à contribuição do servidor. Senão vejamos o que diz o art. 2º da Lei n.º 9.717/1998:

“Art. 2o A contribuição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, aos regimes próprios de previdência social a que estejam vinculados seus servidores não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuição. (Redação dada pela Lei nº 10.887, de 2004)”

Considerando que a matéria foi encaminhada para o Legislativo a fim de que haja um debate democrático com os representantes da sociedade civil e, tendo em vista a situação crítica na qual se encontra o PREVI-Mangaratiba, estamos propondo que se eleve o percentual da alíquota patronal para 22%.

Vale ressaltar que, na página 14 do estudo atuarial elaborado em 2017 pela empresa contratada Atuarh Consultoria Atuarial, fez-se as seguintes ponderações, sugerindo a elevação da alíquota patronal para 22%:

“Registre-se que o Custo Normal do Plano de Benefícios foi calculado em 28,38% dos salários de contribuição futuros dos atuais segurados ativos. Tendo-se em vista as disposições da Portaria Nº 403/2008 e a atual situação de déficit atuarial verificada, recomendamos o ajuste da corrente alíquota de contribuição normal de 22,00% sobre os salários de contribuição.” (Pág. 14)

Nesta data de 17/03, a referida proposta do governo já havia sido disponibilizada no portal do Poder Legislativo na internet de modo que compartilhamos com todos o seu conteúdo conforme consta no site para que possamos ter acesso ao seu conteúdo.





#Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário