Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

SISPMUM e outras entidades presentes na audiência pública da LOA



Na tarde de ontem (13/11), servidores e diretores do SISPMUM estiveram mais uma vez presentes nas audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), as quais vem ocorrendo na Câmara Municipal. 

O assunto em pauta desta vez foi sobre a educação. E, mesmo com a ausência de representantes do governo interino, os participantes apresentaram várias demandas voltadas para os interesses dos professores e dos servidores em geral.



Pelo assessor jurídico do SISPMUM, Dr. Rodrigo Ancora, qual também estava representando a ONG Mangaratiba Cidade Transparente, foram pontuados os seguintes itens que deveriam ser observados dentro do orçamento público:


- A reposição dos 24% de revisão geral anual, conforme apurado numa das assembleias do sindicato;

- O pagamento de mais 50% quanto ao abono de férias do magistério pelo fato do artigo 31 da Lei Municipal n.º 05/1977 prever 45 dias de férias para os docentes;

- O cumprimento das metas 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE)

Apenas a título de esclarecimento, as metas 17 e 18 do PNE seriam, respectivamente: 


(i) a valorização dos(as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE; 

(ii) assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os(as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos(as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal. 

Como se sabe, infelizmente,  tais metas não estão sendo cumpridas e também precisam estar devidamente contempladas no nosso Plano Municipal de Educação (PME), o qual não prevê a equiparação de rendimentos dos profissionais do magistério aos demais profissionais com escolaridade equivalente, não havendo até o momento uma garantia do piso salarial nacional dos profissionais da educação da nossa rede de ensino e tão pouco os prazos intermediários para o atingimento das metas. E, nos autos do Inquérito Civil Público de n.º 2015.00528773, o próprio Município reconheceu a irregularidade, segundo consta na Recomendação n.º 002/2018 do GAEDUC do Ministério Público.

Durante o evento, houve concordância de propostas entre o SISPMUM e o representante do SEPE, Prof. Gustavo de Oliveira, o qual fez uso da palavra logo nos primeiros momentos da audiência. 



Além do SISPMUM e do SEPE, compareceram a maioria dos vereadores e os representantes da ACECEM, da ONG Mangaratiba Cidade Transparente, bem como da equipe de transição do futuro governo Alan Bombeiro. E, dentre os servidores municipais presentes, participaram o presidente interino do sindicato João Marinho Braga, a secretária geral Jorgenélia Gomes, o tesoureiro César Roberto Costa Silva, a professora Elizabeth Antunes e o Mariano da Guarda Municipal. Mais detalhes podem ser assistidos através do vídeo acessado pelo link abaixo:



Ótima quarta-feira a todos!


#Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário