Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de março de 2020

Sindicato solicita informações ao Gabinete de Crise e pede providências em favor do profissional de saúde



Na manhã desta sexta-feira (20/03), o SISPMUM encaminhou o seu Ofício de n.º 020/2020 ao Gabinete de Crise da Prefeitura a fim de melhor compreender como ficará a situação dos servidores da saúde que integram o chamado “GRUPO DE RISCO” (idosos com mais de 60 anos, gestantes, diabéticos, hipertensos, asmáticos, fumantes, pessoas com problemas imunológicos e doença respiratória crônica), o qual abrange as pessoas mais vulneráveis e suscetíveis ao COVID-19. Pois embora saibamos que a situação no momento é emergencial e que há necessidade de mais funcionários atuando na área da saúde pública, devemos também nos atentar para saúde desses servidores do grupo de risco, os quais estão de frente para o problema.

Com isso, ressaltamos a importância de que sejam sempre disponibilizados os equipamentos de proteção individual, o qual deve ser entregue ao servidor das unidades da saúde, pelo que solicitarmos saber acerca da distribuição desse material, da quantidade existente no estoque e como os funcionários estão tendo acesso ao mesmo. Além disso, também indagamos se os nossos profissionais da saúde estão recebendo um treinamento adequado para atuarem com segurança diante da crise gerada com o coronavírus, tipo como lidar com os casos e as suspeitas de infecção, tanto no hospital quanto nas demais unidades de saúde.


Outra preocupação manifestada pelo SISPMUM foi sobre o deslocamento dos funcionários. Pois, considerando o disposto na Portaria DETRO nº 1518, de 18 de março de 2020, que suspendeu, durante o período de quarentena, o transporte público intermunicipal, os funcionários que não moram dentro do Município (e necessitam se locomover por meio de ônibus), encontram-se impossibilitados de chegarem aos seus postos de trabalho. Por isso, requeremos informações como a Prefeitura Municipal de Mangaratiba fará a respeito dos servidores lotados na SMS, no sentido se haverá abono das faltas ou se será disponibilizado algum meio de condução pelo Município para que eles possam chegar aos seus postos de trabalho.

Apesar de termos, temporariamente, limitado o atendimento em nossa sede, cujo expediente tem se encerrado às 13 horas (mesmo horário de funcionamento da Prefeitura), o que precisou ser feito por motivo de prevenção, o SISPMUM continua atuando atentamente em defesa dos direitos dos servidores e tomará todas as medidas urgente que forem cabíveis em favor da nossa coletividade.


#Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário